top of page

Desenvolvimento, tecnologia e inovação

Ovitrampa com fungo no controle de ovos e mosquitos adulto de Aedes aegypti

O que é o projeto?

-Desde 2023 a startup Mosquitec em parceria com grupo de Patologia de Insetos da UENF realiza testes em Campos dos Goytacazes (RJ) avaliando a eficiência de uma armadilha ovitrampa com fungo para o controle de mosquitos Aedes aegypti. O diferencial dessa armadilha é que ela infecta os ovos e mosquitos adultos de Aedes aegypti.

Como funciona?

A ovitrampa com fungo é feita de vaso plástico preto. Na parte interna tem um papel vermelho com fungo Metarhizium anisopliae. Esta armadilha foi desenvolvida para ser utilizada no ambiente externo de uma residência. A armadilha simula um criadouro de mosquitos. ​​​Fêmeas de Aedes aegypti são atraídas para colocar seus ovos na ovitrampa e ao encostar no papel com fungo são infectadas e morrem. Os ovos dos mosquitos também são infectados e morrem.

20240321_180141.png

Vantagens: 

- Comprovação científica.

- Pode ser utilizada na área externa de uma residência.

- Os mosquitos preferem colocar ovos na ovitrampa com fungo que em outros criadouros.

- Fácil de usar. Só colocar no ambiente externo e já estará funcionando.

- Mais de 90% de aprovação na pesquisa de satisfação.

Como funciona o projeto?

- Alguns voluntários (residências) recebem as ovitrampas com fungo.

- Outros voluntários recebem somente a ovitrampa sem o fungo (controle)

- As armadilhas são colocadas nas varandas, no chão ao lado de uma planta protegido luz solar.

- O objetivo é verificar se residências com ovitrampa com fungo terão , ao longo do tempo menores quantidades de ovos de mosquitos Aedes aegypti, comparado com ovitrampa sem o fungo.

O que acontece?

As fêmeas de Aedes aegypti procuram a ovitrampa com fungo para colocar seus ovos. Ao encostar no fungo se infectam em morrem em até 48h. Seus ovos são inviabilizados (mortos) para ação tóxica do fungo, diminuindo população de mosquitos na área instalada.

Conclusão:

Residências com ovitrampa com fungo apresentam significativa redução do número de ovos de mosquitos do gênero Aedes, comparado com controles (com ovitrampa sem fungo).

bottom of page